Dicas New Comfort

Dicas para um sono tranquilo e reparador.

Dormir bem é fundamental para a saúde e qualidade de vida.

A falta de sono adequado causa os mais diversos males, como cansaço crônico, enfraquecimento do sistema imunológico, perda de memória, obesidade entre muitos outros. Se o seu sono não está tão bom como você gostaria, veja aqui formas de restaurar esse importantíssimo aspecto de sua saúde.

dicas para um bom sono New Comfort

Tenha um bom ambiente para o sono:

Durma na escuridão:

Quanto mais escuro seu quarto, melhor. Feche a porta, janelas, e jamais durma de luz ou TV acesas. Mesmo luzes aparentemente inofensivas como leds podem dificultar a produção de melatonina.

Tente diminuir a temperatura do quarto:

Estudos mostram que a temperatura ideal para dormir é de 21ºC. Quartos muito quentes levam a um sono inquieto. Se desejar, utilize recursos como ventilador ou ar condicionado.

Remova relógios luminosos da vista:

O relógio, além de ser uma fonte luminosa indesejada (veja item 1), também é uma fonte de ansiedade quando não se consegue dormir. Retirando-se a facilidade de conferir a hora, com o tempo a ansiedade também diminui.

Evite usar despertadores barulhentos:

Acordar de manhã "levando susto" é péssimo para a saúde. Isso causa uma resposta de stress do organismo, e prejudica todo o seu dia. Se você precisa de um barulho tão alto para despertar, é por que provavelmente não está dormindo o suficiente.

Preparando-se para Dormir:

Vá para a cama o mais cedo possível:

Pesquisas mostram que o sono mais reparador é aquele durante as 11:00 da noite e 1:00 da madrugada, pois é nesse período ocorre a maioria da "recarga" do corpo (especialmente do sistema adrenal).

Mantenha o mesmo horário de sono:

Ao dormir e acordar sempre nos mesmos horários (incluindo fim de semana), seu corpo criar um ritmo natural de sono, tornando mais fácil cair no sono à noite e acordar pela manhã.

Estabeleça uma rotina de sono:

Criar um "ritual" para antes de dormir ajuda a sinalizar ao corpo que chegou a hora de desligar. Esse ritual pode incluir cuidados com a pele, respiração, meditação, além de qualquer outra coisa que ajude a relaxar.

Não beba nada 2h antes de ir dormir:

A hora de se hidratar é durante o dia. Se você tiver bem hidratado, você não sentirá vontade de beber nada nas horas antes de dormir, e isso vai evitar que você tenha que interromper seu sono para ir ao banheiro.

Tome um banho quente antes de dormir:

Quando a temperatura do corpo se eleva com um banho mais quente, depois ela tem que cair. Essa queda de temperatura é um sinalizador natural ao corpo que está na hora de ir para a cama.

Não estimule sua mente 1h antes de ir dormir:

Procure não se envolver com trabalho, ou com atividades mentais antes de dormir. Procure atividades leves e divertidas. Isso vai diminuir sua ansiedade para pegar no sono, e vai tornar seu sono menos agitado.

Evite fontes luminosas 1h antes de ir dormir:

Fontes luminosas (especialmente telas mais azuladas, como tablets, celulares e até TV) inibem a produção de melatonina pelo corpo, dificultando o corpo pegar no sono. Reduzir a iluminação da casa também ajuda bastante. Pode parecer difícil hoje em dia, mas faça o teste e comprove como seu sono será muito fácil!

Sugestões de estilo de vida para melhorar o sono:

Evite cafeína e álcool:

A cafeína é um estimulante que leva cerca de 6 horas para ser eliminada completamente do sangue. O álcool aparentemente auxilia no sono, mas evita que você entre nos estágios mais profundos do sono, além de fazer você acordar mais durante a noite.

Observe as refeições noturnas:

Evite frituras e muita carne. Como lanchinho antes de dormir, a banana é perfeita, pois contém triptofano - essencial para formação da melatonina. O triptofano também é encontrato no leite, carne, ovos, soja e peixe. Outros alimentos interessantes para a noite são: alface, couve e aveia.

Tenha um dia ativo:

Cansaço durante o dia é sinal de falta de saúde. Cansaço na hora de dormir é super saudável e desejável. Mas evite exercícios próximo da hora de dormir, pois podem ser estimulantes. Exercícios físicos durante a manhã são sempre os mais eficientes.

Emagreça:

A obesidade aumenta a apneia do sono, condição que prejudica drasticamente a qualidade do sono, tornando-o insuficiente. Sono insuficiente aumenta a chance de obesidade, formando um círculo vicioso. Por esse e outros motivos, eliminar a obesidade sempre é prioridade.


Fonte: belezaesaude.com.



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